domingo, 23 de janeiro de 2011

CONSTRUINDO UM PROJETO

1.       DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Escola:                 
Série/Nível/Grupo:                                       Turma:                                                  de alunos:
Professora Responsável:
Titulo do Projeto:                                           Período de Realização:


2.       DELIMITAÇÃO DO TEMA DO PROJETO DE TRABALHO

Justificativa: Descreve-se a relevância do tema no contexto e na formação dos alunos
ou a necessidades que detonou o projeto. Também se explica as possibilidades de aprofundar o tema do projeto, explorando vários aspectos do problema com base em estudos dos diferentes campos do conhecimento.

                Rede Temática: Organiza-se a rede de relações entre o tema do projeto e os sub-temas que se articulam para o desenvolvimento do trabalho previsto, considerando os aspectos levantados na problematização com a turma (o que desejam saber). A rede temática pode ser organizada em forma de índice ou esquema.

3.       OBJETIVOS / FINALIDADES DO PROJETO

São  apresentados os objetivos mais amplos que evidenciam a intencionalidade da ação pedagógica no sentindo de construir conhecimento acerca do tema em estudo. Devem envolver os conceitos (relações) que serão os objetos do estudo proposto e as atitudes (valores) que se pretende favorecer através das reflexões e do processo de conscientização que serão encaminhados ao longo do projeto.


4.       FORMAS DE MEDIAÇÃO

Problematização: Neste item descreve-se de que forma o tema do projeto foi
escolhido ou negociado com o grupo, através da problematização para o levantamento dos interesses, das hipóteses dos alunos (conhecimentos prévios) e das necessidades de aprofundamento. Duas questões básicas neste momento serão de reflexão do tema do projeto:

O QUE JÁ SABEMOS                                      O QUE QUEREMOS SABER?

Também nessa etapa se estabelece com a turma as formas como desejam trabalhar e avaliar o percurso a ser vivenciado. A finalidade destas interações iniciais, no processo de mediação, é firmar o contrato didático através do planejamento.

COMO FAREMOS?          COMO VAMOS AVALIAR?
COMO FAREMOS PARA MOSTRAR O QUE APRENDEMOS??

                Desenvolvimento: Nessa etapa, o docente planeja as atividades didáticas que favoreçam a construção de conhecimentos significativos acerca do tema proposto, adequando-se aos interesses evidenciados pelos alunos na problematização e as necessidades percebidas nessa etapa.  Estabelece também uma pré-sequencia e ordenação dos possíveis assuntos a serem trabalhados com a turma.
                Fechamento: É a previsão das atividades de fechamento do projeto que favoreçam a síntese final e a socialização da caminhada desenvolvida pelo grupo. Prevê neste item a organização do portfólio de sínteses do que foi trabalhado (conceitos, valores, informações adquiridas, questões esclarecidas) ou outras formas de registro das descobertas individual e coletivas.

5.       AVALIAÇÃO

Descreve-se, nesse item, os critérios, os procedimentos e os instrumentos que serão utilizadas ao longo do processo em conformidade com  que foi combinado ou negociado com a turma na fase inicial do projeto. Sugere-se adoção da avaliação participativa (autoavaliação do aluno, avaliação da turma, do docente e do trabalho desenvolvido no projeto).

PROBLEMATIZAÇÃO

Já descobrimos que uma das característica dos projetos de trabalho é a participação dos alunos em sua elaboração, como vimos os projetos de trabalho são elaborados e executados COM os alunos.
Um projeto de trabalho pode surgir de um assunto em que o professor observou que é interesse  e necessidade do grupo, ou então da manifestação dos alunos sugerindo o tema. E para ambas alternativas é utilizada a problematização, que é forma de detectar os conhecimentos prévios dos alunos e construir o projeto de trabalho. A problematização é feita com o grupo, e pode ser feita de duas formas: Espontânea e Induzida.

A problematização espontânea é quando deixamos o que alunos expressem seu desejo do que gostariam de estudar, nesse momento é fundamental o papel do professor que será mediador, cada aluno poderá dizer seu tema de interesse e será feita uma votação, os alunos também deverão argumentar suas preferências dizendo o motivo de sua escolha e a importância de seu tema.

A problematização induzida é quando levamos pra o grupo um tema que será abordado com uma questão, um problema, um objeto, uma história, ou qualquer coisa que mobilize o grupo para o assunto desejado.
Após as escolha desse tema é proposta a problematização, onde é questionado para o alunos:

·         O QUE VOCÊS JÁ SABEM SOBRE O TEMA/ASSUNTO?
·         O QUE VOCÊS GOSTARIAM DE SABER?
·         COMO FAREMOS PARA APRENDER?
·         COMO FAREMOS PARA SABER SE ESTAMOS APRENDENDO? (forma de avaliação)
·         COMO VAMOS MOSTRAR O QUE APRENDEMOS?

A partir dessas respostas podemos construir o projeto de trabalho.

domingo, 9 de janeiro de 2011

PROJETOS DE TRABALHO

Retiro partes do livro de Fernando Hernandez para deixar bem claro as características do projeto de trabalho.
Caracterização de um projeto de trabalho:

·         Parte-se de um tema ou de um problema negociado com a turma.
·         Inicia-se um processo de pesquisa.
·         Buscam-se e selecionam-se fontes de informação.
·         Estabelecem-se critérios de ordenação e de interpretação das fontes.
·         Representa-se o processo de elaboração do conhecimento que foi seguido.
·         Recapitula-se o que se aprendeu.
·         Conecta-se com um novo tema ou problema.

Nem tudo que parece ser é projeto:

·         Um percurso descritivo pó um tema.
·         Uma apresentação do que sabe o professor, que é protagonista das decisões sobre a informação e que o único que encara a verdade do saber.
·         Um percurso expositivo sem problemas e sem fio condutor.
·         Uma representação linear de um tema, baseada numa seqüência estável e única de passos. (como seguir o livro).
·         Uma atividade no qual o docente dá as respostas sobre o que já sabe.
·         Pensar que os alunos devam aprender o que queremos ensinar.
·         Uma apresentação de matérias escolares.
·         Converter em matéria de estudo o que nossos alunos gostam e que lhes apetece.

O que pode ser um projeto de trabalho:

·         Um percurso por um tema que favorece a análise, a interpretação e a critica.
·         Onde predomina a atitude de cooperação, e o professor é um aprendiz e não um especialista.
·         Cada percurso é singular, e se trabalha com diferentes tipos de informação.
·         Um percurso que procura estabelecer conexões, e que questiona  a ideia de uma versão única a realidade.
·         O docente ensina a escutar, o que os outros dizem, também podem aprender.
·         Há diferentes formar de aprender aquilo que queremos ensinar.
·         Uma aproximação atualizada aos problemas das disciplinas e dos saberes.
·         Uma forma de aprendizagem na qual se leva em conta que todo aluno pode aprender.

Ou seja o projeto de trabalho nasce de uma situação problema levantada pelo grupo, e os alunos devem participar de sua construção. Caso seja um tema escolhido pelo professor, sem a intervenção dos alunos na escolha, chamaremos então de centros de interesse.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA



Aprendizagens Significativa: Até que ponto as atividades planejadas são apropriadas para a aprendizagem significativa dos alunos?
Segundo Antoni Zabala, a intervenção pedagógica deve contemplas atividades que:

1.       Permitam conhecer os conhecimentos prévios dos alunos em relação aos novos conteúdos de aprendizagens.
2.       Os conteúdos sejam colocador de tal modo que sejam significativos e funcionais  para os alunos.
3.       Possam inferir que são adequado para o nível de desenvolvimento dos alunos.
4.       Apareçam como um desafio acessível para o aluno, isto é, que levem em conta suas competências atuais e façam avançar com a ajuda necessária, que permitam criar zonas de desenvolvimento proximal e nelas intervir.
5.       Provoquem conflito cognitivo e promovam a atividade mental do aluno necessária ao estabelecimento de relações entre os novos conteúdos e os conhecimentos prévios.
6.       Fomentem uma atitude favorável , isto é, que sejam motivadoras em relação à aprendizagem de novos conteúdos.
7.       Estimulem a auto-estima e o  autoconhecimento em relação ás aprendizagens propostas, isto, é que com elas o aluno possa experimentar que aprendem em algum grau, que seu esforço valeu apena.
8.       Ajudem a fazer com que o aluno vá adquirindo destrezas relacionadas com o aprender a aprender que lhe permitam ser cada vez mais autônomos em sua aprendizagens.