quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Artigo de conclusão

Trago hoje um pouco da minha história, de como me tornei uma professora. Esse foi o eixo condutor para elaboração do meu projeto de conclusão do curso de Pedagogia, que intitulei: "DA ALUNA Á EDUCADORA: UMA FORMAÇÃO POR MEIO DE PROJETOS DE TRABALHO".
Pensando sobre planejamento: buscando novas alternativas

Desde o inicio do Curso de Pedagogia estive inserida em diferentes contextos educativos, algumas vezes atuando como docente, outras vezes como auxiliar. Essas experiências enriqueceram minha caminhada, pois através delas, pude pensar sobre a realidade educativa e, principalmente, potencializar a relação teoria e prática, mas foi atuando como professora de uma classe de Jardim B, na Educação Infantil, que obtive minhas experiências mais ricas.

As minhas primeiras experiências docentes, ainda no início do Curso, eram organizadas a partir de uma lista de atividades que eu preparava para realizar com meus alunos e, nesse período, procurei fórmulas prontas de como ensinar, assim como busquei referenciais, em mim, enquanto a aluna que fui, e na relação que tive com minhas professoras. Percebi, então, que não havia significado algumas das atividades que eu estava propondo aos meus alunos, e foi assim que, pela primeira vez, me deparei com as questões: O que selecionar para ensinar? Como planejar para que minha prática junto aos alunos promova aprendizagens significativas? Essas questões surgiram porque, já havia compreendido que uma lista de atividades apenas preencheria o tempo de permanência do grupo na escola, e eu, pelos estudos que estava realizando, já sentia a necessidade de assumir um planejamento com intencionalidade transformadora, que envolvesse o grupo, sua participação, comprometendo-me com o desenvolvimento de cada aluno.

Busquei auxilio em leituras de alguns teóricos, em artigos e, nas disciplinas no Curso de Pedagogia, gradativamente, fui entendo que planejamento é um processo de tomada de decisão do educador com base nas suas concepções de mundo, de criança, de ensinar e aprender. Em um processo reflexivo, fui percebendo, as necessidades do grupo de crianças com
as quais interagia, localizando as manifestações de problemas que mobilizavam suas curiosidades, e organizava meu planejamento de forma a ajudá-los a buscar soluções e respostas, tornando, assim, as aulas interessantes e significavas.

Um dos objetivos de qualquer profissional consiste em ser cada vez mais competente em seu oficio. Geralmente se consegue essa melhora profissional mediante o conhecimento e experiência: o conhecimento de variáveis, que intervêm na prática e a experiência para dominá-las. (ZABALA, 1998 p. 13)

Mesmo após esse processo reflexivo que viabilizaram mudanças na ação docente, ainda não organizava meu planejamento por meio de projetos de trabalho, por falta de um conhecimento mais aprofundado. Mas, quando conheci essa forma de planejamento me identifiquei muito, pois os projetos de trabalho foram ao encontro das minhas concepções de ensino e aprendizagem, priorizam a construção do conhecimento e podem surgir de qualquer situação que mobiliza a curiosidade e o interesse do grupo. Através dos projetos de trabalho qualifiquei meu planejamento e a intencionalidade da minha ação docente.

A aprendizagem acontece em situação concretas, de interação, como um processo contínuo e dinâmico em que se afirma, se constrói e desconstrói, se faz na incerteza, com flexibilidade, aceitando novas dúvidas, comportamento a curiosidade, a criatividade que perturba, que levanta conflitos. (BARBOSA, 2004 p. 11)

Foi trabalhando com projetos de trabalho que descobri que esta forma de organizar a ação pedagógica prioriza os conhecimentos prévios dos alunos e nasce de situações concretas, sendo assim, consideram-se suas necessidades e interesses, favorecendo a construção de conhecimentos significativos, além do desenvolvimento da autonomia. Fui colocada no papel de aprendente e mediadora dos processos de construção dos conhecimentos, e por isso precisei pesquisar e aprofundar meus conhecimentos acerca dos temas trabalhados. E os alunos se tornaram meus parceiros e protagonistas, participando ativamente de todas as etapas do projeto.

Através dos projetos de trabalho pretende-se fazer as crianças pensarem em temas importantes de seu ambiente, refletirem sobre a atualidade e considerarem a vida fora da escola. Eles são elaborados, executados para as crianças aprenderem a estudar, a pesquisar, a procurar informações, a exercerem a crítica, a duvidar, a argumentar, a opinar, a pensar, a gerir as aprendizagens, a refletir coletivamente, e o mais importante, são elaborados e executado com as crianças e não para as crianças." (BARBOSA, 2008 p.34)


Nenhum comentário:

Postar um comentário