quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

PLANEJAMENTO DIÁRIO = PLANO DE AULA

Já sabemos o quanto o planejamento é importante em educação, afinal ele nos guiará durante o desenvolvimento do projeto de trabalho.
O planejamento diário das atividades que serão propostas são os planos de aula. 

AS PARTES ESSENCIAIS DO PLANO E A INTENCIONALIDADE DOCENTE

Realidade: É fundamental o conhecimento dos sujeitos que envolvidos no processo e seus contexto, para projetar finalidades e as ações mais adequadas para a transformação da realidade.

Objetivos: Apresenta a intencionalidade do professor: O que deseja transformar? Para que propõem o assunto  as atividades? Os objetivos do plano de aula normalmente são mais específicos e devem ser coerentes com os objetivos gerias definido no Projeto de Trabalho. Os objetivos podem ser apresentados em forma de verbo ( concluir, estabelecer relações, compreender...), em forma de substantivo (conclusão, interpretação, compreensão..) ou mesmo em forma de texto que explique a intencionalidade da ação e o que se pretende que os alunos construam de conhecimento, atitudinais e procedimentais.

Mediação: Expressa a proposta de ação, isto é, as atividades previstas para que os sujeitos possam aprender de forma significativa e duradoura. Responde à pergunta: Como?

São procedimentos que favorecem a problematização:

·         Perguntas acerca do assunto. Observação de um objeto; leitura e exploração de uma história/vídeo/filme; rodinha de discussão; exploração de uma ideia; noticia de revistas ou jornais; levantando opiniões sobre determinado assunto/tema/questão. Tais atividades poderão evidenciar os conhecimentos prévios dos alunos, suas hipóteses, bem como, mobilizar os sujeitos para novas aprendizagens.

São procedimentos que favorecem a análise/ desenvolvimento:

·         Leitura e exploração de texto; consultas bibliográficas; consta à internet; trabalho orientado em pequenos grupos; aula expositiva dialogada; exposição de laminas/ slides; vista orientada; passeio pedagógico; entrevista; apreciação de vídeos / documentários. Tais atividades auxiliam a analisar o tema e suas partes , encontrar respostas para as duvidas e questionamentos para as duvidas e questionamentos e aprofundar conceitos e idéias.

São procedimentos que favorecem a síntese / Fechamento / Conclusão:

·         Painel; construção de texto coletivo; dramatização; construção de cartazes; produção individual; diferentes formas de expressão artísticas; elaboração de relatórios; construção de poesia; apresentação de peça teatral. Tais atividades devem evidenciar as conclusões, os conceitos construídos e as sínteses individuais e coletivas.

Avaliação: Descreve os procedimentos e os critérios para avaliar o desempenho de cada aluno, do grupo e da professora. Normalmente avaliam-se todos os momentos da aula, sem eleger momentos especiais como provas e testes. Devem haver coerência entre os objetivos pretendidos  e as atividades previstas para cada aula, e os dados relevantes a serem coletados para acompanhar o processo de desenvolvimento do aluno e para tomada de decisão do professor.

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