segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA



Aprendizagens Significativa: Até que ponto as atividades planejadas são apropriadas para a aprendizagem significativa dos alunos?
Segundo Antoni Zabala, a intervenção pedagógica deve contemplas atividades que:

1.       Permitam conhecer os conhecimentos prévios dos alunos em relação aos novos conteúdos de aprendizagens.
2.       Os conteúdos sejam colocador de tal modo que sejam significativos e funcionais  para os alunos.
3.       Possam inferir que são adequado para o nível de desenvolvimento dos alunos.
4.       Apareçam como um desafio acessível para o aluno, isto é, que levem em conta suas competências atuais e façam avançar com a ajuda necessária, que permitam criar zonas de desenvolvimento proximal e nelas intervir.
5.       Provoquem conflito cognitivo e promovam a atividade mental do aluno necessária ao estabelecimento de relações entre os novos conteúdos e os conhecimentos prévios.
6.       Fomentem uma atitude favorável , isto é, que sejam motivadoras em relação à aprendizagem de novos conteúdos.
7.       Estimulem a auto-estima e o  autoconhecimento em relação ás aprendizagens propostas, isto, é que com elas o aluno possa experimentar que aprendem em algum grau, que seu esforço valeu apena.
8.       Ajudem a fazer com que o aluno vá adquirindo destrezas relacionadas com o aprender a aprender que lhe permitam ser cada vez mais autônomos em sua aprendizagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário