domingo, 9 de janeiro de 2011

PROJETOS DE TRABALHO

Retiro partes do livro de Fernando Hernandez para deixar bem claro as características do projeto de trabalho.
Caracterização de um projeto de trabalho:

·         Parte-se de um tema ou de um problema negociado com a turma.
·         Inicia-se um processo de pesquisa.
·         Buscam-se e selecionam-se fontes de informação.
·         Estabelecem-se critérios de ordenação e de interpretação das fontes.
·         Representa-se o processo de elaboração do conhecimento que foi seguido.
·         Recapitula-se o que se aprendeu.
·         Conecta-se com um novo tema ou problema.

Nem tudo que parece ser é projeto:

·         Um percurso descritivo pó um tema.
·         Uma apresentação do que sabe o professor, que é protagonista das decisões sobre a informação e que o único que encara a verdade do saber.
·         Um percurso expositivo sem problemas e sem fio condutor.
·         Uma representação linear de um tema, baseada numa seqüência estável e única de passos. (como seguir o livro).
·         Uma atividade no qual o docente dá as respostas sobre o que já sabe.
·         Pensar que os alunos devam aprender o que queremos ensinar.
·         Uma apresentação de matérias escolares.
·         Converter em matéria de estudo o que nossos alunos gostam e que lhes apetece.

O que pode ser um projeto de trabalho:

·         Um percurso por um tema que favorece a análise, a interpretação e a critica.
·         Onde predomina a atitude de cooperação, e o professor é um aprendiz e não um especialista.
·         Cada percurso é singular, e se trabalha com diferentes tipos de informação.
·         Um percurso que procura estabelecer conexões, e que questiona  a ideia de uma versão única a realidade.
·         O docente ensina a escutar, o que os outros dizem, também podem aprender.
·         Há diferentes formar de aprender aquilo que queremos ensinar.
·         Uma aproximação atualizada aos problemas das disciplinas e dos saberes.
·         Uma forma de aprendizagem na qual se leva em conta que todo aluno pode aprender.

Ou seja o projeto de trabalho nasce de uma situação problema levantada pelo grupo, e os alunos devem participar de sua construção. Caso seja um tema escolhido pelo professor, sem a intervenção dos alunos na escolha, chamaremos então de centros de interesse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário