domingo, 23 de janeiro de 2011

CONSTRUINDO UM PROJETO

1.       DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Escola:                 
Série/Nível/Grupo:                                       Turma:                                                  de alunos:
Professora Responsável:
Titulo do Projeto:                                           Período de Realização:


2.       DELIMITAÇÃO DO TEMA DO PROJETO DE TRABALHO

Justificativa: Descreve-se a relevância do tema no contexto e na formação dos alunos
ou a necessidades que detonou o projeto. Também se explica as possibilidades de aprofundar o tema do projeto, explorando vários aspectos do problema com base em estudos dos diferentes campos do conhecimento.

                Rede Temática: Organiza-se a rede de relações entre o tema do projeto e os sub-temas que se articulam para o desenvolvimento do trabalho previsto, considerando os aspectos levantados na problematização com a turma (o que desejam saber). A rede temática pode ser organizada em forma de índice ou esquema.

3.       OBJETIVOS / FINALIDADES DO PROJETO

São  apresentados os objetivos mais amplos que evidenciam a intencionalidade da ação pedagógica no sentindo de construir conhecimento acerca do tema em estudo. Devem envolver os conceitos (relações) que serão os objetos do estudo proposto e as atitudes (valores) que se pretende favorecer através das reflexões e do processo de conscientização que serão encaminhados ao longo do projeto.


4.       FORMAS DE MEDIAÇÃO

Problematização: Neste item descreve-se de que forma o tema do projeto foi
escolhido ou negociado com o grupo, através da problematização para o levantamento dos interesses, das hipóteses dos alunos (conhecimentos prévios) e das necessidades de aprofundamento. Duas questões básicas neste momento serão de reflexão do tema do projeto:

O QUE JÁ SABEMOS                                      O QUE QUEREMOS SABER?

Também nessa etapa se estabelece com a turma as formas como desejam trabalhar e avaliar o percurso a ser vivenciado. A finalidade destas interações iniciais, no processo de mediação, é firmar o contrato didático através do planejamento.

COMO FAREMOS?          COMO VAMOS AVALIAR?
COMO FAREMOS PARA MOSTRAR O QUE APRENDEMOS??

                Desenvolvimento: Nessa etapa, o docente planeja as atividades didáticas que favoreçam a construção de conhecimentos significativos acerca do tema proposto, adequando-se aos interesses evidenciados pelos alunos na problematização e as necessidades percebidas nessa etapa.  Estabelece também uma pré-sequencia e ordenação dos possíveis assuntos a serem trabalhados com a turma.
                Fechamento: É a previsão das atividades de fechamento do projeto que favoreçam a síntese final e a socialização da caminhada desenvolvida pelo grupo. Prevê neste item a organização do portfólio de sínteses do que foi trabalhado (conceitos, valores, informações adquiridas, questões esclarecidas) ou outras formas de registro das descobertas individual e coletivas.

5.       AVALIAÇÃO

Descreve-se, nesse item, os critérios, os procedimentos e os instrumentos que serão utilizadas ao longo do processo em conformidade com  que foi combinado ou negociado com a turma na fase inicial do projeto. Sugere-se adoção da avaliação participativa (autoavaliação do aluno, avaliação da turma, do docente e do trabalho desenvolvido no projeto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário