Já descobrimos que uma das característica dos projetos de trabalho é a participação dos alunos em sua elaboração, como vimos os projetos de trabalho são elaborados e executados COM os alunos.
Um projeto de trabalho pode surgir de um assunto em que o professor observou que é interesse e necessidade do grupo, ou então da manifestação dos alunos sugerindo o tema. E para ambas alternativas é utilizada a problematização, que é forma de detectar os conhecimentos prévios dos alunos e construir o projeto de trabalho. A problematização é feita com o grupo, e pode ser feita de duas formas: Espontânea e Induzida.
A problematização espontânea é quando deixamos o que alunos expressem seu desejo do que gostariam de estudar, nesse momento é fundamental o papel do professor que será mediador, cada aluno poderá dizer seu tema de interesse e será feita uma votação, os alunos também deverão argumentar suas preferências dizendo o motivo de sua escolha e a importância de seu tema.
A problematização induzida é quando levamos pra o grupo um tema que será abordado com uma questão, um problema, um objeto, uma história, ou qualquer coisa que mobilize o grupo para o assunto desejado.
Após as escolha desse tema é proposta a problematização, onde é questionado para o alunos:
· O QUE VOCÊS JÁ SABEM SOBRE O TEMA/ASSUNTO?
· O QUE VOCÊS GOSTARIAM DE SABER?
· COMO FAREMOS PARA APRENDER?
· COMO FAREMOS PARA SABER SE ESTAMOS APRENDENDO? (forma de avaliação)
· COMO VAMOS MOSTRAR O QUE APRENDEMOS?
A partir dessas respostas podemos construir o projeto de trabalho.
Gostaria de Saber se as questões da problematização pode ser em tópicos ou tem que ser na forma de texto?
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