quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

EXEMPLO DE PROJETO

Trago para vocês um exemplo de projeto, que desenvolvi durante meu estágio supervisionado no curso de pedagogia. Para construir esse projeto fiz duas semanas de observação em uma realidade da rede municial de Porto Alegre.

Nome: Emili Passos Araujo
Instituição: EMEI
Turma: Jardim A
Numero de Alunos: 25
Nome da Professora: ........

TÍTULO: “Descobrindo o trânsito”

TEMA: Trânsito

1.    Justificativa

Durante o estudo da realidade, na Escola Municipal de Educação Infantil, observei que existia interesse do grupo em trabalhar as questões de trânsito. Assim como foi observado à necessidade de o grupo inserir no seu dia-a-dia algumas regras e normas para melhorar a dinâmica das brincadeiras no pátio e na sala de aula.
As crianças utilizam diferentes meios de locomoção para chegar à escola: automóveis, escolar, moto, etc., por isso o trânsito faz parte de suas vidas e, é importante que as crianças saibam sobre a importância da educação para o trânsito visando à diminuição de acidentes e, principalmente a formação de um cidadão responsável que aprenda a conviver melhor com os outros, valorizando as leis e regras para a organização da vida social.
O projeto busca conscientizar as crianças sobre a importância de conhecer e respeitar as regras de trânsito através de diferentes linguagens ajustadas às situações do cotidiano de forma lúdica e prazerosa.

2.    Objetivos e finalidades do Projeto

·         Adotar atitudes de segurança no trânsito.
·         Conhecer sinais e regras de trânsito.
·         Identificar as cores presentes na sinalização de trânsito.
·         Reconhecer e nomear os diferentes meios de transportes e suas finalidades.
·         Conhecer algumas funções do guarda de trânsito, e o significado das multas.
·         Estimular as percepções visual/ tátil e auditiva.
·         Pensar, argumentar e refletir sobre as questões do trânsito.


3.    Formas de mediação

Com base no interesse demonstrado pelo grupo na temática trânsito, foi colocado na sala objetos presentes do trânsito, como placas de sinalização, sinaleira e carros de brinquedo, a partir disso foi proposto uma problematização, onde os alunos se expressão de forma livremente sobre: O que já sabemos?, O que queremos saber?, Como vamos aprender?, Como vamos avaliar nossas aprendizagens?.

O QUE JÁ SABEMOS?
Que nas ruas passam carros, motos, caminhões, taxi, lotação, bicicleta, skate e pessoas.
As cidades têm placas.
O sinal vermelho da sinaleira indica pare e o verde indica siga.
O azulzinho dá multa e tem que pagar.
Criança tem que usar cadeirinha no carro e os pais cinto.
Os ônibus levam as pessoas para algum lugar.
A placa toda vermelha significa PARE.
O QUE QUEREMOS SABER?
Por que existem as placas?
Por que as placas são diferentes?
O que significa o sinal amarelo da sinaleira?
O azulzinho também é policial? Ele usa arma?
Por que os motoqueiros não usam cinto de segurança?
O que é essas listas brancas que têm no chão e aqui na frente da escola?
Por que o azulzinho dá multa?
COMO VAMOS APRENDER?
Fazendo trabalhinho com giz de cera, com massinha de modelar, com tinta, com sucata.
 Vendo filme.
Ouvindo história.
Pesquisando no computador.
Procurando nas revistas.
Vendo teatro.
Conversando com um azulzinho.
Se comportando com a profe.
COMO VAMOS AVALIAR?
Vendo quem fez os trabalhinhos.
Conversando com a profe na roda.
Vendo quem se comportou.
Colocando os trabalhos no corredor.
COMO VAMOS MOSTRAR O QUE APRENDEMOS?

·         Exposição dos trabalhos.
·         Vendo os trabalhos.

Durante a problematização foi preciso estimular os alunos a pensarem sobre o assunto e assim conseguirem se expressar e apontarem suas duvidas e idéias. Mas é fundamental que o projeto parta de um interesse real do grupo, que seja construído e desenvolvido com eles.

Para poder estabelecer os vínculos entre os novos conteúdos e os conhecimentos prévios, em primeiro lugar é preciso determinar que interesses, motivações, comportamentos, habilidades, etc., devem constituir o ponto de partida. Para conseguir que os alunos se interessem é preciso que os objetivos de saber, realizar, informar-e e aprofundar sejam uma conseqüência dos interesses detectados, que eles possam saber sempre o que se aprende nas atividades realizadas e que sintam que o fazem satisfaz alguma necessidade. (ZABALA 2008, pg 94)


4.    Desenvolvimento:

·         Partir dos conhecimentos prévios das crianças sobre o conceito de trânsito, propondo brincadeiras em que devem se deslocar coletivamente, seguindo combinações e sinais a fim de explorar o ambiente da escola.
·         Explorar e identificar algumas placas de sinalização e combinar regras para as atividades de aula, brincando com as placas.
·         Brincadeiras com placas de trânsito em percursos no pátio e de “Guarda de Trânsito” e multas.
·         Contação de histórias referentes ao assunto.
·         Construção de carros com sucata.
·         Exibição de filme relacionado ao assunto.
·         Participação das atividades sobre trânsito realizando jogos e relatórios;
·         Reflexão como as crianças sobre deveres e comportamentos no trânsito.
·         Saída pedagógica na Fundação Tiago Gonzaga, Vida Urgente.
·         Conhecer um agente de trânsito.
·         Simulação de trânsito.




5.    Fechamento

·         Reflexão coletiva sobre o projeto.
·         Exposição dos trabalhos.

7.    Avaliação:

Será considerado para instrumento de avaliação:
·         Observação e registro do envolvimento do aluno nas atividades propostas, participação e presença, relacionamento com os colegas e professores, cumprimento das combinações.
·         Trabalhos produzidos, materiais utilizados, criatividade e interesse.
 
 

13 comentários:

  1. Muito obrigada, preciso fazer um projeto e estava perdida e o seu exemplo me salvou.
    Vou fazer o meu e depois posto a nota.
    Mais desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Aqui estão os detalhes de contato dos investidores. Email: _ lfdsloans@lemeridianfds.com Ou Whatsapp 1 989-394-3740 que me ajudou com um empréstimo de 90.000,00 Euros para iniciar meu negócio e estou muito agradecido, foi muito difícil para mim aqui tentar fazer um caminho como mãe solteira as coisas não foram fáceis para mim, mas com a ajuda de Le_Meridian colocou um sorriso no meu rosto enquanto eu observava meu negócio crescer mais forte e se expandindo também.Eu sei que você pode se surpreender por eu colocar coisas como esta aqui mas eu realmente tenho que expressar minha gratidão para que qualquer pessoa que procure ajuda financeira ou passe por dificuldades com os negócios lá ou queira iniciar um projeto de negócios possa ver isso e ter esperança de sair da dificuldade ... Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá pessoal, eu sou Patricia Sherman atualmente em Oklahoma EUA. Gostaria de compartilhar minha experiência com vocês sobre como consegui um empréstimo de US $ 185.000,00 para limpar meu saque bancário e iniciar um novo negócio. Tudo começou quando eu perdi minha casa e meus pertences devido ao saque bancário que levei para compensar algumas contas e algumas necessidades pessoais. Então, fiquei tão desesperado e comecei a procurar fundos de todas as maneiras. Felizmente para mim, uma amiga minha, Linda me contou sobre uma empresa de empréstimos, fiquei interessada, embora estivesse com medo de ser enganada, fui compelida pela minha situação e não tive escolha senão procurar aconselhamento do meu amigo sobre essa mesma empresa entrar em contato com eles realmente me fez duvidar devido à minha experiência anterior com credores on-line, mal conhecia essa empresa '' Elegantloanfirm@hotmail.com Esta empresa tem sido de grande ajuda para mim e para alguns dos meus colegas e hoje sou uma O orgulhoso proprietário de negócios e responsabilidades bem organizados é bem tratado, graças a esta empresa de empréstimos por colocar o sorriso no meu rosto novamente. Então, se você realmente precisa de um empréstimo para expandir ou iniciar seu próprio negócio ou em qualquer forma de dificuldade financeira, eu recomendo que você dê hoje à elegantloanfirm a oportunidade de elevação financeira do seu negócio hoje ... entre em contato através do. .. {Email:} Elegantloanfirm@hotmail.com ... não é vítima de fraude on-line em nome da obtenção de um empréstimo. obrigado

    ResponderExcluir
  6. Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia a todos lendo esta mensagem

    se você está passando por tempos difíceis ou pobreza
    se você tem dívidas e precisa de ajuda urgente para pagá-las
    se você precisa de dinheiro para começar um negócio ou para qualquer situação importante
    Então aconselho você a solicitar o cartão master / ATM já carregado, com este cartão master / ATM você pode sacar gratuitamente até $ 5000 dólares todos os dias durante 6 meses. Usei este cartão master / ATM e gosto que você também use-o e seja feliz. Para obter este cartão mestre / caixa eletrônico, ligue / envie uma mensagem de texto para +1 (985) 465-8370 E-mail para immedaite responde thomasunlimitedhackers@gmail.com

    Agradecer

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Quero que você saiba que somos hackers renomados que hackearam com sucesso cartões ATM em branco que podem retirar dinheiro de qualquer máquina ATM em qualquer parte do mundo. Isso foi possível graças a um novo software chamado "TYUPKIN", que foi inventado pela minha equipe técnica de hackers. Depois de desenvolver este cartão, estamos distribuindo para melhorar a vida das pessoas e dar a elas um padrão de vida melhor. Esses cartões foram carregados com $ 600.000 dólares cada e temos um estoque limitado. Estes cartões serão seus se você atender aos critérios neles contidos. Para prosseguir com a entrega deste cartão de caixa eletrônico hackeado, entre em contato comigo através de darkerwebcoinbase@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Você pode recuperar seu Bitcoin perdido contratando um Hacker profissional para fazer o trabalho. A recuperação do Bitcoin requer habilidades e conhecimentos únicos de hackers que apenas uma mão cheia de hackers possui. 99% dos sites de recuperação existentes são operados por golpistas para fazer com que o golpe pareça legítimo. Contrate um hacker de confiança para recuperar seus fundos entrando em contato com Genuine Hackers por e-mail como GENUINEHACKERS000@GMAIL.COM ou pelo WhatsApp +1 (260) 218-3592. Hackers genuínos me ajudaram a recuperar $ 100.000 em BTC que perdi para a mineração de bitcoin.

    ResponderExcluir