domingo, 23 de janeiro de 2011

CONSTRUINDO UM PROJETO

1.       DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Escola:                 
Série/Nível/Grupo:                                       Turma:                                                  de alunos:
Professora Responsável:
Titulo do Projeto:                                           Período de Realização:


2.       DELIMITAÇÃO DO TEMA DO PROJETO DE TRABALHO

Justificativa: Descreve-se a relevância do tema no contexto e na formação dos alunos
ou a necessidades que detonou o projeto. Também se explica as possibilidades de aprofundar o tema do projeto, explorando vários aspectos do problema com base em estudos dos diferentes campos do conhecimento.

                Rede Temática: Organiza-se a rede de relações entre o tema do projeto e os sub-temas que se articulam para o desenvolvimento do trabalho previsto, considerando os aspectos levantados na problematização com a turma (o que desejam saber). A rede temática pode ser organizada em forma de índice ou esquema.

3.       OBJETIVOS / FINALIDADES DO PROJETO

São  apresentados os objetivos mais amplos que evidenciam a intencionalidade da ação pedagógica no sentindo de construir conhecimento acerca do tema em estudo. Devem envolver os conceitos (relações) que serão os objetos do estudo proposto e as atitudes (valores) que se pretende favorecer através das reflexões e do processo de conscientização que serão encaminhados ao longo do projeto.


4.       FORMAS DE MEDIAÇÃO

Problematização: Neste item descreve-se de que forma o tema do projeto foi
escolhido ou negociado com o grupo, através da problematização para o levantamento dos interesses, das hipóteses dos alunos (conhecimentos prévios) e das necessidades de aprofundamento. Duas questões básicas neste momento serão de reflexão do tema do projeto:

O QUE JÁ SABEMOS                                      O QUE QUEREMOS SABER?

Também nessa etapa se estabelece com a turma as formas como desejam trabalhar e avaliar o percurso a ser vivenciado. A finalidade destas interações iniciais, no processo de mediação, é firmar o contrato didático através do planejamento.

COMO FAREMOS?          COMO VAMOS AVALIAR?
COMO FAREMOS PARA MOSTRAR O QUE APRENDEMOS??

                Desenvolvimento: Nessa etapa, o docente planeja as atividades didáticas que favoreçam a construção de conhecimentos significativos acerca do tema proposto, adequando-se aos interesses evidenciados pelos alunos na problematização e as necessidades percebidas nessa etapa.  Estabelece também uma pré-sequencia e ordenação dos possíveis assuntos a serem trabalhados com a turma.
                Fechamento: É a previsão das atividades de fechamento do projeto que favoreçam a síntese final e a socialização da caminhada desenvolvida pelo grupo. Prevê neste item a organização do portfólio de sínteses do que foi trabalhado (conceitos, valores, informações adquiridas, questões esclarecidas) ou outras formas de registro das descobertas individual e coletivas.

5.       AVALIAÇÃO

Descreve-se, nesse item, os critérios, os procedimentos e os instrumentos que serão utilizadas ao longo do processo em conformidade com  que foi combinado ou negociado com a turma na fase inicial do projeto. Sugere-se adoção da avaliação participativa (autoavaliação do aluno, avaliação da turma, do docente e do trabalho desenvolvido no projeto).

PROBLEMATIZAÇÃO

Já descobrimos que uma das característica dos projetos de trabalho é a participação dos alunos em sua elaboração, como vimos os projetos de trabalho são elaborados e executados COM os alunos.
Um projeto de trabalho pode surgir de um assunto em que o professor observou que é interesse  e necessidade do grupo, ou então da manifestação dos alunos sugerindo o tema. E para ambas alternativas é utilizada a problematização, que é forma de detectar os conhecimentos prévios dos alunos e construir o projeto de trabalho. A problematização é feita com o grupo, e pode ser feita de duas formas: Espontânea e Induzida.

A problematização espontânea é quando deixamos o que alunos expressem seu desejo do que gostariam de estudar, nesse momento é fundamental o papel do professor que será mediador, cada aluno poderá dizer seu tema de interesse e será feita uma votação, os alunos também deverão argumentar suas preferências dizendo o motivo de sua escolha e a importância de seu tema.

A problematização induzida é quando levamos pra o grupo um tema que será abordado com uma questão, um problema, um objeto, uma história, ou qualquer coisa que mobilize o grupo para o assunto desejado.
Após as escolha desse tema é proposta a problematização, onde é questionado para o alunos:

·         O QUE VOCÊS JÁ SABEM SOBRE O TEMA/ASSUNTO?
·         O QUE VOCÊS GOSTARIAM DE SABER?
·         COMO FAREMOS PARA APRENDER?
·         COMO FAREMOS PARA SABER SE ESTAMOS APRENDENDO? (forma de avaliação)
·         COMO VAMOS MOSTRAR O QUE APRENDEMOS?

A partir dessas respostas podemos construir o projeto de trabalho.

domingo, 9 de janeiro de 2011

PROJETOS DE TRABALHO

Retiro partes do livro de Fernando Hernandez para deixar bem claro as características do projeto de trabalho.
Caracterização de um projeto de trabalho:

·         Parte-se de um tema ou de um problema negociado com a turma.
·         Inicia-se um processo de pesquisa.
·         Buscam-se e selecionam-se fontes de informação.
·         Estabelecem-se critérios de ordenação e de interpretação das fontes.
·         Representa-se o processo de elaboração do conhecimento que foi seguido.
·         Recapitula-se o que se aprendeu.
·         Conecta-se com um novo tema ou problema.

Nem tudo que parece ser é projeto:

·         Um percurso descritivo pó um tema.
·         Uma apresentação do que sabe o professor, que é protagonista das decisões sobre a informação e que o único que encara a verdade do saber.
·         Um percurso expositivo sem problemas e sem fio condutor.
·         Uma representação linear de um tema, baseada numa seqüência estável e única de passos. (como seguir o livro).
·         Uma atividade no qual o docente dá as respostas sobre o que já sabe.
·         Pensar que os alunos devam aprender o que queremos ensinar.
·         Uma apresentação de matérias escolares.
·         Converter em matéria de estudo o que nossos alunos gostam e que lhes apetece.

O que pode ser um projeto de trabalho:

·         Um percurso por um tema que favorece a análise, a interpretação e a critica.
·         Onde predomina a atitude de cooperação, e o professor é um aprendiz e não um especialista.
·         Cada percurso é singular, e se trabalha com diferentes tipos de informação.
·         Um percurso que procura estabelecer conexões, e que questiona  a ideia de uma versão única a realidade.
·         O docente ensina a escutar, o que os outros dizem, também podem aprender.
·         Há diferentes formar de aprender aquilo que queremos ensinar.
·         Uma aproximação atualizada aos problemas das disciplinas e dos saberes.
·         Uma forma de aprendizagem na qual se leva em conta que todo aluno pode aprender.

Ou seja o projeto de trabalho nasce de uma situação problema levantada pelo grupo, e os alunos devem participar de sua construção. Caso seja um tema escolhido pelo professor, sem a intervenção dos alunos na escolha, chamaremos então de centros de interesse.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA



Aprendizagens Significativa: Até que ponto as atividades planejadas são apropriadas para a aprendizagem significativa dos alunos?
Segundo Antoni Zabala, a intervenção pedagógica deve contemplas atividades que:

1.       Permitam conhecer os conhecimentos prévios dos alunos em relação aos novos conteúdos de aprendizagens.
2.       Os conteúdos sejam colocador de tal modo que sejam significativos e funcionais  para os alunos.
3.       Possam inferir que são adequado para o nível de desenvolvimento dos alunos.
4.       Apareçam como um desafio acessível para o aluno, isto é, que levem em conta suas competências atuais e façam avançar com a ajuda necessária, que permitam criar zonas de desenvolvimento proximal e nelas intervir.
5.       Provoquem conflito cognitivo e promovam a atividade mental do aluno necessária ao estabelecimento de relações entre os novos conteúdos e os conhecimentos prévios.
6.       Fomentem uma atitude favorável , isto é, que sejam motivadoras em relação à aprendizagem de novos conteúdos.
7.       Estimulem a auto-estima e o  autoconhecimento em relação ás aprendizagens propostas, isto, é que com elas o aluno possa experimentar que aprendem em algum grau, que seu esforço valeu apena.
8.       Ajudem a fazer com que o aluno vá adquirindo destrezas relacionadas com o aprender a aprender que lhe permitam ser cada vez mais autônomos em sua aprendizagens.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

PLANEJAMENTO DIÁRIO = PLANO DE AULA

Já sabemos o quanto o planejamento é importante em educação, afinal ele nos guiará durante o desenvolvimento do projeto de trabalho.
O planejamento diário das atividades que serão propostas são os planos de aula. 

AS PARTES ESSENCIAIS DO PLANO E A INTENCIONALIDADE DOCENTE

Realidade: É fundamental o conhecimento dos sujeitos que envolvidos no processo e seus contexto, para projetar finalidades e as ações mais adequadas para a transformação da realidade.

Objetivos: Apresenta a intencionalidade do professor: O que deseja transformar? Para que propõem o assunto  as atividades? Os objetivos do plano de aula normalmente são mais específicos e devem ser coerentes com os objetivos gerias definido no Projeto de Trabalho. Os objetivos podem ser apresentados em forma de verbo ( concluir, estabelecer relações, compreender...), em forma de substantivo (conclusão, interpretação, compreensão..) ou mesmo em forma de texto que explique a intencionalidade da ação e o que se pretende que os alunos construam de conhecimento, atitudinais e procedimentais.

Mediação: Expressa a proposta de ação, isto é, as atividades previstas para que os sujeitos possam aprender de forma significativa e duradoura. Responde à pergunta: Como?

São procedimentos que favorecem a problematização:

·         Perguntas acerca do assunto. Observação de um objeto; leitura e exploração de uma história/vídeo/filme; rodinha de discussão; exploração de uma ideia; noticia de revistas ou jornais; levantando opiniões sobre determinado assunto/tema/questão. Tais atividades poderão evidenciar os conhecimentos prévios dos alunos, suas hipóteses, bem como, mobilizar os sujeitos para novas aprendizagens.

São procedimentos que favorecem a análise/ desenvolvimento:

·         Leitura e exploração de texto; consultas bibliográficas; consta à internet; trabalho orientado em pequenos grupos; aula expositiva dialogada; exposição de laminas/ slides; vista orientada; passeio pedagógico; entrevista; apreciação de vídeos / documentários. Tais atividades auxiliam a analisar o tema e suas partes , encontrar respostas para as duvidas e questionamentos para as duvidas e questionamentos e aprofundar conceitos e idéias.

São procedimentos que favorecem a síntese / Fechamento / Conclusão:

·         Painel; construção de texto coletivo; dramatização; construção de cartazes; produção individual; diferentes formas de expressão artísticas; elaboração de relatórios; construção de poesia; apresentação de peça teatral. Tais atividades devem evidenciar as conclusões, os conceitos construídos e as sínteses individuais e coletivas.

Avaliação: Descreve os procedimentos e os critérios para avaliar o desempenho de cada aluno, do grupo e da professora. Normalmente avaliam-se todos os momentos da aula, sem eleger momentos especiais como provas e testes. Devem haver coerência entre os objetivos pretendidos  e as atividades previstas para cada aula, e os dados relevantes a serem coletados para acompanhar o processo de desenvolvimento do aluno e para tomada de decisão do professor.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

PENSANDO NO PLANEJAMENTO, o que queremos ensinar para nosso alunos?

      O ato de planejar é um processo de tomada de decisão com intencionalidade frente à entendimentos filosóficos e políticos da realidade. O grande desafio do educador é mudar a mentalidade de quem faz o planejamento. Para isso ele precisa ter bem claro, sua intencionalidade.
      Para planejar é preciso entender as dimenções do planejamento:

      Palavras chaves do planejamento: FINALIDADE, MEDIAÇÃO e REALIDADE. Conceitos que devem estar bem claros para que quem irá planejar. 
FINALIDADE - O que você pretende com a ação? Quais são seus objetivos?
MEDIAÇÃO - Seu papel como professor. (mediador, desafiador, provocador...)
REALIDADE- Como vivem seus alunos? Onde vivem? Quem são? Como reagem?
      A partir desses três intens é possivel pensar em uma intervenção pedagogica qualificada que se preocupa com o avanço do aluno.

      O planejento deve visar que o aluno avance e aprende de forma significativa, para que isso ocorra o professor deve causar conflito cognitivo em seu aluno, para que assim ele possa pensar sobre, fazer relações sobre o que já sabe e o que está aprendendo (ZDP), para então construir conhecimento. Essas etapas são chamadas de: Sincrese, Análise e Síntese:

domingo, 26 de dezembro de 2010

PENSANDO SOBRE PLANEJAMENTO


Diariamente planejamento diversas coisas, fazemos listas para ir ao super mercado, listas com itens para viagem, pensamos em roupas que colocaremos na festa, qual caminho escolheremos para chegar a um destino, como enfrentaremos a chuva prevista. Ou seja, em nossa vida constantemente planejamos. E porque?
PLANEJAMOS PARA:
·         Organizar
·         Sistematizar os objetivos
·         Seguir roteiros
·         Facilitar a ação
·         Para não improvisar, e assim possibilitar o alcance de objetivos
·         Para transformar idéias em ações

Planejamento em educação também implica nesses itens acima, porem fazer planejamento é:
·         Refletir sobre a realidade
·         Perceber as necessidades
·         Ressignificar o trabalho
·         Buscar formas de enfrentamento
·         Compromete-se com a transformação da prática